3.º TEMPO COMUNIDADE - Alunos do curso Técnico em Agropecuária desenvolvem sistema de produção de alimentos sustentável
No 3.º Tempo Comunidade do curso Técnico em Agropecuária subsequente em regime de alternância, foi desenvolvido o Sistema Integrado Alternativo para Produção de Alimentos conhecido como “Sisteminha Embrapa”, destinado à piscicultura.
Criado em 2011 pelo pesquisador da Embrapa Meio-Norte Luiz Guilherme, o "Sisteminha Embrapa" segue um modelo agrícola sustentável, com aproveitamento de materiais disponíveis nas regiões de implantação. A tecnologia consiste no tripé peixe, aves e húmus, em associação com outras atividades da cadeia alimentar, como a cultura de hortaliças e de frutas, por exemplo.
O “Sisteminha Embrapa” foi construído na Vicinal 16, Vila Nova Colina, no Município de Rorainópolis e no Município de São Luiz, nas residências de alunos que se disponibilizaram a dar continuação à ideia. A construção desse sistema alternativo de piscicultura foi orientada pelos professores Denise Araújo, Juliano Magalhães e Josianny Limeira, com a participação dos técnicos em agropecuária Juliano Melo e Hipólito Ribas e da coordenadora pedagógica, Elane Santos.
Conforme a coordenadora pedagógica, Elane Santos, o objetivo da criação do sistema “foi integrar os conhecimentos dos componentes curriculares de Silagem, Piscicultura e Agroecologia. Além disso, os alunos podem atuar como multiplicadores dessa tecnologia em suas localidades”.