Campus Novo Paraíso doa material de propagação de batata doce a agricultores familiares do sul do estado
O Campus Novo Paraíso do Instituto Federal de Roraima (CNP-IFRR), por meio do Departamento Técnico (Detec), distribuiu, nesta sexta-feira, dia 4, ramos e sementes de batata doce da variedade campina roxa a agricultores familiares do sul do estado.
Segundo o diretor do Detec, professor Fernando Luiz Figueiredo, a ação tem como objetivo estimular o cultivo dessa importante ofericola para a alimentação da família do agricultor em razão do seu alto valor nutricional. Ela é fonte das vitaminas A, E e C, além de complexo B e minerais, como magnésio, cálcio, ferro, potássio e fósforo. Também contribui para a renda familiar por causa da grande demanda do mercado consumidor.
“Nos últimos dez anos, o consumo nacional de batata doce mais que dobrou em razão de seus benefícios para a saúde, além do elevado consumo por praticantes de atividades físicas”, explicou Figueiredo.
Inicialmente, 40 produtores receberam o material de propagação para multiplicação, sendo que 16 deles fazem parte do Núcleo de Pesquisa e Extensão Agroecológica do Campus Novo Paraíso. Segundo o coordenador do núcleo, professor Romildo Nicolau Alves, esse tipo de ação é muito importante, pois possibilita ao agricultor familiar a detenção de material de qualidade, bem como uma opção a mais de exploração e, consequentemente, uma fonte de renda que estimula a produção de batata doce em nível comercial na região.
A partir de julho, o CNP vai disponibilizar material de propagação. Os interessados em adquirir esse material devem procurar o Departamento Técnico do campus no horário comercial.