Comunicação do IFRR sofrerá restrições durante o período eleitoral
A partir do dia 7 de julho, três meses antes das eleições, o serviço de comunicação do Instituto Federal de Roraima (IFRR) vai se adequar para atender às diretrizes contidas nas Instruções Normativas 1 e 2/2018 da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República.
Desse modo, os setores de comunicação do IFRR vão divulgar apenas conteúdos estritamente informativos, ou de interesse do cidadão, vinculados à prestação de serviços públicos, a exemplo de processos seletivos e conteúdos didáticos. Essa medida se estende até 7 de outubro, data do primeiro turno, ou até 28 de outubro, havendo segundo turno.
Até o fim das eleições, estão vedadas publicações que remetam à publicidade institucional, incluindo as de conteúdo ou análise com juízo de valor sobre ações, políticas públicas e programas sociais, e ainda comparações entre gestões de governo.
Outra mudança ocorrerá na divulgação dos eventos institucionais, inclusive técnicos e científicos. Ela só vai poder ser realizada por meio da imprensa.
As redes sociais do IFRR estarão suspensas até o término das eleições. Nesse período, os usuários poderão encaminhar suas demandas ao IFRR por meio do Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC).
Também fica suspenso o uso da marca do governo federal, vigente ou anterior, nos canais de comunicação e em outros meios institucionais, inclusive nas dependências físicas. Em placas de obras e veículos oficiais, ela deverá ser coberta ou retirada.
Outras informações sobre a comunicação dos órgãos e das entidades do Poder Executivo Federal durante as eleições podem ser acessadas no site da Secom (Outras informações sobre a comunicação dos órgãos e das entidades do Poder Executivo Federal durante as eleições podem ser acessadas no site da Secom (http://www.secom.gov.br/). Por meio do Ofício 106/2018 do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), é possível obter informações sobre a comunicação no âmbito da Rede Federal.