Encerrada quinzena de troca de experiência de professores moçambicanos no Campus Novo Paraíso
Depois de duas semanas participando de intercâmbio no Campus Novo Paraíso do Instituto Federal de Roraima (CNP-IFRR), Zamir Novêncio Martins, Édio dos Santos Pondencio Macamo, Hélio Moreira Mapoirsa e João Mariano Daipa, professores da área agrária em diversas localidades de Moçambique, finalizaram o período de estada no campus.
Nesta semana, sob a coordenação da professora Valéria Polese, eles participaram de cursos na área de zootecnia e na subárea monogástricos, ministrados pelos mestres André, Josianny Limeira Figueira e Marconi Bonfim. Nesses cursos, foram abordados assuntos como tecnologias de sistemas de criação implantados no CNP para a criação de aves, por exemplo, o sistema Mandala, adaptado para a criação de frangos caipira, e o sistema de criação de aves de corte e postura em aviário móvel. Também foram simulados métodos de inoculação de ovos no laboratório da própria unidade de ensino.
Na área de produção de suínos, além da abordagem de temas referentes à criação convencional de forma sustentável, com base na granja experimental do campus, foi realizada visita técnica em uma propriedade local objetivando mostrar, na prática, as localidades atendidas pelo campus.
De acordo com a professora Valéria Polese, a capacitação foi uma experiência muito positiva. “Foi uma oportunidade de troca de experiência tanto para os moçambicanos quanto para nós, professores e técnicos do IFRR envolvidos nos projetos e atividades realizados aqui”, disse.
Na semana passada, os professores moçambicanos visitaram as áreas dos projetos desenvolvidos na unidade de ensino, além de aproveitarem para uma troca de ideias com os docentes do campus.
Edjane Matias
CCS/Campus Novo Paraíso
19/12/2018