Professor do Campus Novo Paraíso do IFRR tem aprovada tese de doutorado
Professor do Campus Novo Paraíso do Instituto Federal de Roraima (CNP-IFRR), desde maio de 2014, Rodolfo Condé Fernandes teve aprovada a tese de doutorado “Comportamento de cultivares de feijoeiro-comum submetidos à adubação orgânica e mineral”.
O doutorado foi realizado por meio do Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia (PPGF) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em Seropédica (RJ), pelo período de três anos e oito meses, e a defesa ocorre no dia 28 de julho deste ano. Os experimentos e as análises foram executados em parceria com a Embrapa-Agrobiologia e a Embrapa-Agroindústria de Alimentos.
De acordo com Fernandes, o objetivo geral do experimento foi avaliar, em condições de campo, os efeitos de diferentes tipos de adubação na nodulação e no crescimento das plantas, a produção, os teores de nutrientes e a análise tecnológica dos grãos, bem como promover a implantação de técnicas de manejo de baixo custo no cultivo da cultura do feijoeiro entre agricultores familiares no Estado do Rio de Janeiro.
O professor ressalta que tópicos do projeto poderão ser aproveitados e até mesmo aplicados na região sul de Roraima por meio do uso de técnicas como a inoculação de sementes e o uso da adubação orgânica em culturas tradicionais e de importância econômica que ainda carecem de conhecimentos básicos para o seu cultivo.
Rodolfo Condé Fernandes é engenheiro agrônomo pela UFRRJ (julho/2010), mestre em Fitotecnia pela UFRRJ (julho/2012) e doutor em Fitotecnia pela UFRRJ (julho/2016). Como docente no CNP, já ministrou as disciplinas: Fertilidade do Solo; Fruticultura e Culturas Anuais. Atualmente ministra as disciplinas de Administração Rural, Forragicultura e Plantas Oleaginosas, tendo como área de atuação a produção vegetal.