SETEMBRO AMARELO – Inscrições em concurso cultural do CBVZO podem ser feitas a partir desta quinta-feira
A iniciativa é voltada para estudantes do campus e visa selecionar artes visuais/escritas que abordem a temática do concurso “Setembro Amarelo: a arte rompe o silêncio”
Com a proposta de estimular a sensibilização para a prevenção ao suicídio e à valorização da vida, a equipe do Departamento de Ensino (DEN) do CBVZO, em parceria com as equipes da Coordenação de Assistência Estudantil e do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidade, lançou, nesta quinta-feira, dia 1.º, o edital do concurso cultural “Setembro Amarelo: a arte rompe o silêncio”, para a seleção de arte visual e escrita dentro da temática.
Segundo a coordenadora de Assistência Estudantil, Joziane Gomes, a comissão organizadora da seleção entende que uma das formas de evitar um suicídio é promover diálogos e discussões sobre o problema. Com essa ação, estudantes do campus recebem estímulos para fazer pesquisas, conversar mais a respeito do assunto e produzir obras de arte para participar do concurso, que contará com premiações para os vencedores ou vencedoras.
“A iniciativa é voltada para avaliar produções autorais com composições que envolvam elementos visuais e escritos pautados pela proposta da arte como maneira de expressar o tema abordado. As três melhores receberão todo o reconhecimento público, com as peças expostas em rede social do IFRR, além das premiações previstas no edital. Acreditamos que essa é uma forma não apenas de estimular o diálogo e disseminar informações a respeito da importância da valorização da vida e da prevenção ao suicídio, mas também de incentivar a arte e promover a integração”, disse a coordenadora.
As inscrições já podem ser efetuadas de forma gratuita, a partir desta quinta-feira, dia 1.º, na sala da Coordenação de Assistência Estudantil (Caes), no horário das 8h às 17 horas. O prazo segue aberto até o dia 12 deste mês. As instruções sobre como realizar a inscrição podem ser conferidas no edital, além de outros detalhes do concurso.
Conforme o edital, o período de avaliação das peças inscritas será de 13 a 15 de setembro. Durante a realização do trabalho, a comissão avaliadora levará em conta os critérios de qualidade e estética; criatividade e originalidade; e impacto no público receptor.
O resultado será divulgado no dia posterior ao término da avaliação, 16 de setembro, a partir das 15h30, no espaço de convivência dos estudantes (bloco de ensino) e também estará disponível, na forma impressa, no mural da Caes.