Tema de encontro Pedagógico do CBVZO será a Educação Inclusiva
O evento ocorrerá no auditório do Campus Boa Vista Zona Oeste com uma extensa programação, que prevê a participação de palestrantes do IFRR e de fora da instituição
Já na 14ª edição, o Encontro Pedagógico do CBVZO está programado para ocorrer nos próximos dias 1º, 2 e 3 de fevereiro, quarta, quinta e sexta-feira, no auditório da unidade de ensino, com o tema: “Educação Inclusiva - Da teoria à prática pedagógica”.
O objetivo é promover uma reflexão quanto às práticas pedagógicas inclusivas desenvolvidas no âmbito do campus, para buscar assegurar condições necessárias para que todos os estudantes e as estudantes tenham uma educação de qualidade, minimizando não apenas as barreiras arquitetônicas, mas as atitudinais.
Previsto para iniciar às 14h30, o primeiro dia de evento contará com planejamento das ações internas do campus e do nivelamento para docentes de língua portuguesa e matemática, e com a realização da palestra sobre “Metodologias da curricularização da extensão no curso superior”, ministrada pela coordenadora pedagógica de graduação do IFRR, Luana Firmino Lobo, e pela diretora de Políticas de Extensão, Articulação e Parcerias do IFRR, Francimeire Sales de Souza.
Para o segundo dia, a programação prevê a palestra “Deficiência Intelectual: da teoria à prática pedagógica”, ministrada pela professora do CBV, Lana Cristina Barbosa Melo; e a palestra “Estratégias de acolhimento e prática pedagógica a estudantes com TEA (Transtorno do Espectro Autista), com o professor da UFRR (Universidade Federal de Roraima), Rafael Vilas Boas Garcia.
No último dia de programação, sexta-feira, ocorrerá a oficina “Desmistificando o Plano Educacional Individualizado-PEI”, com a mediação da especialista em Gestão do Trabalho Pedagógico e em Psicopedagogia e Inclusão, Adriana Wenderlich.
A coordenadora pedagógica do CBVZO, Eunice Barbosa, destaca a importância da participação de todos os professores e professoras, além da equipe do setor de ensino da unidade, visando a promoção de ações que desenvolvam condições para uma educação mais inclusiva e democrática.
“Acreditamos que para promover uma educação de amplo alcance é preciso levar em consideração, desde o planejamento das ações, a especificidade de cada pessoa, buscando conhecer a história, relações sociais e forma de aprender, pois sabemos que o ambiente escolar é dotado de heterogeneidade, o que demanda uma ressignificação contínua da prática pedagógica para além da teoria. Nosso objetivo é refletir, discutir e aplicar essas práticas para maior inclusão educacional possível”, explicou a coordenadora.
Confira aqui a programação completa.