Última mesa-redonda do V Fórum de Integração traz o olhar do egresso e possibilita avaliação institucional

por Virginia publicado 30/11/2016 20h39, última modificação 30/11/2016 20h39
Na última mesa-redonda do V Fórum de Integração do IFRR, realizada na manhã desta quarta-feira, dia 30, no auditório do Campus Boa Vista Centro (CBVC), com o tema “Egressos – o olhar do outro”, o público presente e os gestores do IFRR tiveram, por meio da fala de egressos, a oportunidade de fazer uma avaliação da instituição com relação ao percurso formativo ofertado e suas implicações na prática profissional.

Na última mesa-redonda do V Fórum de Integração do IFRR, realizada na manhã desta quarta-feira, dia 30, no auditório do Campus Boa Vista Centro (CBVC), com o tema “Egressos – o olhar do outro”, o público presente e os gestores do IFRR tiveram, por meio da fala de egressos, a oportunidade de fazer uma avaliação da instituição com relação ao percurso formativo ofertado e suas implicações na prática profissional.

O debate foi mediado pelo professor e diretor de Extensão do CBVC, professor Ananias Noronha Filho, e composta por Nathália Oliveira da Silva Menezes, egressa do curso superior de Licenciatura em Letras/Espanhol e Literatura Hispânica e professora do mesmo curso; Giovanni Calerri Pena Júnior, egresso do curso superior de Licenciatura em Educação Física e técnico em assuntos educacionais; e Paulo Adriano Brito de Oliveira, egresso do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e analista de tecnologia da informação do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR). A mesa apresentou o olhar e a fala dos egressos pautados, os quais falaram de suas trajetórias formativas, da influência dos conhecimentos adquiridos na vida profissional, bem como da importância das atividades práticas para o aperfeiçoamento e sucesso na carreira.

“Foi a partir de minha participação nos cursos de espanhol oferecidos pelo Centro de Línguas do antigo Cefet que me descobri como profissional e, posteriormente, no curso superior de espanhol, verticalizei minha formação e aperfeiçoei minha prática. À época, como acadêmica, tinha uma visão apenas de um dos prismas, e, hoje, como servidora do IFRR, compreendo outros tantos aspectos antes despercebidos e venho traçando minha trajetória e identidade profissional, ainda em formação. Destaco a participação em projetos de pesquisas, a exemplo do Pibid, como fundamentais para a ampliação dos meus conhecimentos”, relatou Nathália.

Giovanni também destaca a participação nas atividades acadêmicas como pontos importantes para a formação profissional. “O curso de Licenciatura em Educação Física do IFRR é um dos mais completos do Estado de Roraima, pois, por meio dos estágios e das visitas técnica, temos a oportunidade de ampliar nossos conhecimentos e aperfeiçoar nossa prática, uma vez que vivenciamos situações semelhantes àquelas com que iremos nos deparar quando estivermos no mercado de trabalho. Como professor de Educação Física, atuei na rede municipal de ensino e pude comprovar que tive uma formação integral. Hoje, como servidor, tenho atuado em várias funções ligadas ao ensino, e os conhecimentos que adquiri na licenciatura contribuem para o desenvolvimento do meu trabalho. Sinto-me honrado em fazer parte desta instituição”, finalizou.

Como servidor do TJRR, Paulo Adriano diz que “Os alunos dos cursos de tecnologia do IFRR não têm medo de atuar em nenhuma instituição e aceitam os desafios, pois têm plena convicção de seus conhecimentos”. E acrescenta que, no TJRR, a equipe de analistas de tecnologia da informação é composta prioritariamente por egressos do IFRR, inclusive por egressos aprovados nos primeiros lugares quando concorreram com candidatos vindos de outros estados.

Por meio das experiências apresentadas, não só nessa mesa-redonda, mas em outros eventos com relatos de experiências de egressos, o IFRR, em especial o CBVC, pode traçar um panorama positivo com relação à formação ofertada. No entanto, apesar das experiências exitosas, vem levantando também as dificuldades enfrentadas pelos egressos com vistas à busca de alternativas para a melhoria do ensino.

 

Virginia Albuquerque

Assessoria do Forint

30/11/2016