CONCURSO – Empresa organizadora do certame divulga comunicado sobre heteroidentificação
Nesta quinta-feira, 30, o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial (Idecan), empresa organizadora do concurso do Instituto Federal de Roraima, divulgou comunicados sobre a etapa de aferição da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos negros, tanto para o cargo de professor do ensino básico técnico e tecnológico, (Edital nº 15) quanto para o cargo de técnico administrativo em educação (Edital nº 14).
Conforme o documento emitido pelo Idecan, essa etapa será por videoconferência em data e plataforma a serem divulgados posteriormente. Veja o comunicado aqui.
A informação pode ser conferida originalmente no site da empresa, na seção "Concursos em andamento", no link http://www.idecan.org.br/concursos.aspx, separado por instituição/edital. Outros esclarecimentos deverão ser divulgados em breve também no site do Idecan.
HISTÓRICO
Em 2019, foram lançados dois editais para o preenchimento de vagas de servidores no IFRR. No total, foram ofertadas 64 vagas, sendo 18 para TAEs e 46 para professores, além das vagas do cadastro de reserva. Na época, mais de 17 mil pessoas se inscreveram.
Em janeiro deste ano, mais de 12 mil pessoas compareceram para cumprir a primeira etapa do concurso, constituída de prova objetiva. Em abril, ocorreu mais uma etapa: prova de desempenho didático para o cargo de docente.
No entanto, por conta da pandemia do coronavírus e das medidas emergenciais adotadas em todo País, houve a necessidade de adiar as etapas posteriores. Neste momento, está sendo estudada a forma de retomada do processo para a continuação do concurso, com possibilidade de adoção de protocolos sanitários necessários.
As informações sobre as etapas são divulgadas no site da empresa organizadora do concurso (http://www.idecan.org.br/index.aspx) e devem ser acompanhadas pelos interessados para eventuais providências exigidas.