DOCENTEPT – Especialização do IFRR promove intervenções pedagógicas em cursos técnicos
Ofertado pelo Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR), o Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (DocentEPT), na modalidade a distância, está com a primeira turma em fase de conclusão de curso. As apresentações finais dos trabalhos ocorrem no período de 31 de outubro a 4 de novembro por meio de encontros virtuais síncronos.
A coordenadora do curso, professora Ivone Mary Medeiros, explicou em que consiste o trabalho final do curso (TFC). “Trata-se de um projeto de intervenção na prática docente, ou seja, no planejamento, na implementação e na avaliação de um processo educativo para a educação profissional e tecnológica, que pode ser desenvolvido, individualmente ou em dupla, pelos estudantes”, disse.
A maioria dos estudantes da turma são profissionais da área de educação. Boa parte compõe o quadro de servidores do IFRR e de outras instituições educacionais de Roraima. Alguns residem em outros estados do País. As apresentações dos resultados serão feitas por meio de pitch, com até dez minutos de explanação. Já a exposição visual ocorre por meio do Padlet. Confira abaixo o cronograma das bancas:
Segundo a professora Ivone, a finalidade da especialização é capacitar profissionais que atuam ou que pretendem atuar na educação profissional e tecnológica. “Ao finalizar as atividades propostas para o desenvolvimento do currículo, cumprimos com o objetivo geral da oferta, que é capacitar graduados, bacharéis e tecnólogos que atuam ou pretendem atuar na educação profissional e tecnológica, especialmente nos cursos técnicos de nível médio”, comentou.
Exemplo de intervenção em curso técnico do IFRR
Os estudantes da pós-graduação realizaram diversos trabalhos de intervenção pedagógica em Roraima, principalmente em um dos cinco campi do IFRR. Um deles foi a palestra “A importância do currículo e do comportamento na entrevista de emprego”, ministrada pela professora da área de Secretariado Executivo Tatiana Silva Lopes e pela relações-públicas Sofia Rodrigues Lampert, ambas servidoras da instituição, sob a orientação da professora mestre Eloiza Romeiro Cunha.
Aplicado em turma do curso Técnico em Eletrotécnica ofertado pelo Campus Boa Vista (CBV), o trabalho teve como resultado, conforme relato da dupla, a capacitação de 32 adolescentes para o processo de entrevista de emprego, possibilitando que tenham um bom desempenho, tornando-se mais seguros e mais preparados para ingressar no mundo do trabalho.
Plano de intervenção em outro estado
Entre as dezenas de trabalhos realizados está o da dupla formada pelas licenciadas em Computação Ana Clara Lacerda Santos e Selma Regina da Paixão Santos, ambas residentes em Valença (BA). De acordo com as pós-graduandas, o plano de intervenção foi aplicado, no Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde do Leste Baiano, para estudantes do curso Técnico em Gerência da Saúde, no componente curricular Informática Básica e Sistema de Informação Gerência de Saúde.
Sob a orientação do mestre Klériston Chisty Vital Santos, a intervenção visou contribuir para a compreensão do processo de aprendizagem da Informática Básica a partir do software PowerPoint e sua aplicabilidade na produção de apresentação de slide.
As duas pós-graduandas, que estão se preparando para atuar na docência, destacaram a relevância da qualificação. “Os saberes adquiridos, ao longo dessa formação, servirão como base para o aprimoramento das práticas pedagógicas que serão aplicadas em sala de aula”, contaram.
Curso
O DocentEPT é uma especialização ofertada desde 2018 pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Ele é vinculado à Universidade Aberta do Brasil (UAB) e à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Já a base do material do curso é do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).
No IFRR, a primeira turma do curso, sob a coordenação local da professora Ivone Mary Medeiros, ingressou em 2021 e, em breve, os concluintes devem obter o título de especialista. Conforme o plano pedagógico do curso (PPC), a carga horária da especialização foi de 465 horas, sob a responsabilidade do Departamento de Educação a Distância do Campus Boa Vista (Dead/CBV).
Já houve edital para ingresso da segunda turma, sendo direcionado exclusivamente para pessoas residentes em Roraima. Os novos pós-graduandos já tiveram a aula inaugural no dia 27 de setembro.
Os interessados no programa DocentEPT podem fazer contato com a coordenação pelo e-mail coordenacaoposept@ifrr.edu.br.