O que é gestão de riscos?
Antes de falarmos sobre gestão de riscos aconselhamos que acessem o vídeo produzido pelo TCU, é bem curtinho!
Como citado no vídeo, os riscos são associados às incertezas e são inerentes a qualquer atividade, seja na vida pessoal ou nas organizações públicas e podem envolver tanto perdas quanto a oportunidades de ganho.
Para que serve a gestão de riscos?
As organizações públicas são cobradas cada vez mais por sua comunidade interna, pela sociedade e pelos órgãos de controle para que prestem seus serviços de maneira efetiva e com altos padrões, ou seja, que as entregas sejam melhores.
A gestão de riscos é uma metodologia para identificação e avaliação dos riscos que possam impedir o alcance dos objetivos institucionais. Em razão do apetite a risco do IFRR, obrigatoriamente, deverão ser adotadas medidas de tratamento para os riscos altos e críticos, conforme previsto no Manual de Gestão de Riscos.
Assista ao vídeo e entenda melhor a importância da gestão de riscos.
A implementação efetiva da gestão de riscos no IFRR visa atender os seguintes normativos:
Instrução Normativa Conjunta do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e Gestão da Controladoria-Geral da União nº 01 de 10 de maio de 2016, que dispõe sobre controles internos, gestão de riscos e governança no âmbito do Poder Executivo Federal.
Decreto nº 9.203 de 22 de novembro de 2017, que dispõe sobre a política de governança da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.
O Departamento de Governança e Gestão de Riscos (DEGOV) realizará treinamentos de gestão de riscos para os gestores e servidores, bem como auxiliará na implementação, na execução e no monitoramento do gerenciamento de riscos.
Para auxiliar no gerenciamento de riscos do IFRR, será utilizado o Sistema Ágatha que foi desenvolvido a pedido da Assessoria Especial de Controle Interno do Ministério da Economia.
Controles Internos
A melhoria do controle interno existente ou a adoção de um controle novo é uma das medidas de tratamento para os riscos altos e críticos do IFRR, pois reduz a probabilidade e/ou impacto do risco e contribui para o alcance dos objetivos institucionais.
A criação e a manutenção dos controles internos são de responsabilidade de todos os servidores do IFRR. A Auditoria Interna tem a atribuição de verificar se os controles são suficientes para mitigar os riscos, ou seja, se há oportunidade de melhoria, conforme a figura abaixo:
Linhas de Defesa/Instâncias de Supervisão do IFRR
O Departamento de Governança e Gestão de Riscos (DEGOV) será responsável por articular a divulgação e por realizar a comunicação do Plano de Implementação de Controles. No Plano constam os controles internos propostos para responder aos riscos identificados e avaliados por meio da metodologia de gestão de riscos adotada pelo IFRR.