Proex reúne arte-educadores para discutir política da arte e da cultura no IFRR
Na última sexta-feira, dia 13, ocorreu, na sala de reuniões do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), a primeira reunião entre arte-educadores, servidores e o pró-reitor de Extensão do Instituto Federal de Roraima, Nadson Castro dos Reis, para debater a política voltada para a arte e a cultura no âmbito da instituição. Durante o encontro, foi constituída a comissão responsável pela elaboração do documento de formalização da política, o qual será submetido à apreciação do Conselho Superior (Consup).
Os arte-educadores e os servidores que compareceram à reunião já vinham sentindo a necessidade de se formalizar essa regulamentação, porque só assim a comunidade pode mostrar os talentos que existem nas regiões do estado onde as unidades do IFRR estão presentes. Alunos e outras pessoas da comunidade vão ter essa oportunidade quando passarem pelos campi.
O professor de música Lucas Correia de Lima leciona no Campus Amajari. Ele disse que, por não haver ainda uma política voltada para a arte e a cultura, os trabalhos são desenvolvidos por meio de projetos de extensão para poder atender os alunos e a comunidade local. “Agora, com a criação de um regulamento específico voltado para esses segmentos, teremos a oportunidade de criar os eventos culturais e artísticos em todos os campi. Será possível também criarmos um evento central para que cada campus possa mostrar a sua manifestação artística e cultural para a comunidade. Esses eventos são importantes para incentivar nossos alunos a ter boas práticas culturais e educativas”, completou Lima.
Para o pró-reitor de Extensão, os eventos artísticos e culturais são ações de extensão, e, ao se institucionalizarem essas atividades por meio da extensão, após sua regularização pelo Consup, realizar algo do segmento da cultura e da arte que possa envolver a comunidade em geral é superimportante. “Quero agradecer a participação dos representantes das nossas unidades do interior e da Capital, porque são eles os executores dessas ações, e nós estamos aqui exatamente para dar o suporte necessário para que todas as ações da extensão tenham a participação da comunidade”, dissse Castro.
Os servidores designados pelas unidades para compor a comissão que irá elaborar as normas da política da arte e da cultura no IFRR são Leidilene Moura Sindeaux, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex); Fredson da Costa Ribeiro e Lucas Correia Lima, do Campus Amajari; Valério Ramalho da Silva do Campus Boa Vista Zona Oeste, Leandro de Brito Matos do Campus Novo Paraíso, Jerusa Soares da Rocha, Orlando Marinho Cerqueira Júnior e Orlando de Souza da Silva Júnior, do Campus Boa Vista. A comissão tem um prazo de 60 dias para a conclusão dos trabalhos.