Reunião entre IFRR e representação diplomática na Guiana discute abertura de curso de português
Na tarde desta terça-feira, 18, a reitora do Instituto Federal de Roraima (IFRR), professora Sandra Mara Botelho, recebeu a visita da vice-cônsul do Brasil em Lethen, Guiana Inglesa, Lisa Mary Sousa dos Reis. A representante diplomática esteve acompanhada do agente de Polícia Federal Rafael Pacheco para solicitar a implantação de um curso de Português como Língua Adicional (PLA), também conhecido por Português como Língua Estrangeira (PLE).
Como público-alvo do curso de formação estão 20 policiais guianenses que atuam na cidade de Lethen, fronteira com o Brasil. O curso, voltado ao contexto profissional da polícia de fronteira, trataria da língua portuguesa para situações cotidianas de abordagem e patrulhamento vivenciadas por esses policiais.
O IFRR estuda a possibilidade de oferecimento do curso pelo Campus Avançado Bonfim (CAB), em razão da proximidade com a fronteira. Uma comissão será formada para a elaboração do Projeto Pedagógico de Curso em Parceria (PPCP). A intenção é que, após a primeira turma, mais 40 policiais recebam o treinamento.