SUAP – Módulo de Mineração de Processo criado pelo IFRR torna-se disponível para todos os Institutos Federais do Brasil
A Diretoria de Tecnologia da Informação do Instituto Federal de Roraima (DTI-IFRR) disponibilizou em julho de 2021 o sistema Process Mining, um módulo desenvolvido para o Sistema Unificado de Administração Pública (Suap) que permite a mineração de dados de processos digitais.
O trabalho foi mencionado no Fórum de Tecnologia da Informação (FORTI) do Conselho Federal de Reitores dos Institutos Federais (CONIF), e incoporporado ao SUAP do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Para o Diretor de Tecnologia da Informação, professor Cristofe Rocha, esta é uma grande conquista para o IFRR. “ É um feito de nivel nacional, é a maior contribuição da DTI desde sua existência, e para quem desenvolve software é um motivo de muito festejo e alegria, de muita importância para o IFRR”, disse.
PROCESS MINING - O módulo é fruto da dissertação de mestrado do analista de Tecnologia da Informação Diogo Rocha Maia, que atualmente coordena o setor de Desenvolvimento e Suporte de Sistemas da DTI, no IFRR. Foi desenvolvido de forma colaborativa com o técnico de Tecnologia da Informação Raildo Barros e foi criada como ferramenta para a implantação da gestão por processos na instituição.
O sistema pode ser acessado por meio do botão (Process Mining) disponível em cada processo no Suap. Ele permite a análise de dados, por meio de infográficos, a exemplo do tempo de permanência no setor, despacho e acompanhamento da timeline.