VISITA TÉCNICA – Comitiva do IFRR busca informações para implantação de Centro de EAD em Roraima

por Sheneville Cunha de Araújo publicado 12/11/2021 19h35, última modificação 12/11/2021 19h43
O Centro de EAD do Instituto Federal de Rondônia é considerado referência na Rede Federal e por isso foi escolhido para a busca de informações técnicas para Roraima
VISITA TÉCNICA – Comitiva do IFRR busca informações para   implantação de Centro de EAD em Roraima

A visita da comitiva ao Ifro visa à obtenção de conhecimento da estrutura, da logística e do funcionamento do Centro de EAD da instituição para otimizar a Educação a Distância em Roraima

 

Com foco na implantação de um Centro de EAD (Educação a Distância) no CNP (Campus Novo Paraíso), no Município de Rorainópolis, sul de Roraima, uma comitiva do IFRR realizou visita técnica ao Ifro (Instituto Federal de Rondônia), que tem um dos centros de EAD considerado como referência da Rede Federal.

Professores e técnicos do IFRR conheceram esta semana a estrutura, a logística aplicada e a administração desenvolvida no Centro de EAD do Ifro para a promoção das aulas virtuais do estado vizinho.


Segundo a diretora de Políticas de Educação a Distância do IFRR, Solange Almeida dos Santos, antes da realização da visita, uma pesquisa foi realizada entre os IFs da Região Norte e verificado que o Ifro é considerado referência em Educação a Distância não apenas entre os estados nortistas, mas também em todo o País. Dessa maneira, foi o escolhido para receber a comitiva de Roraima.

“Além dos 10 anos de atuação com Educação a Distância, o Ifro apresenta condições e realidade semelhantes às de Roraima, sendo importante levar tudo isso em conta, pois, além de todo o aparato tecnológico, estrutura e logística que buscamos ter conhecimento para a implantação, é importante ter acesso ao processo de implantação e desenvolvimento, e experiências exitosas que eles vêm tendo com esse trabalho, pois nosso objetivo é a oferta institucionalizada dos nossos cursos, não apenas por meio de ações de fomento, para atender à sociedade de Roraima com ensino de qualidade e ao mesmo tempo, buscando a otimização de recursos para alcançar essa meta”, contou Solange.

A diretora-geral do CNP, Vanessa Rufino, explicou que faz parte do planejamento do campus promover mais e novos investimentos em Educação a Distância para a superação de dificuldades causadas pelas limitações geográficas, ampliando a oferta de ensino na região.

“Essa visita foi uma experiência rica, pois pudemos tomar conhecimento de como foi todo o processo dessa unidade da Rede Federal, pioneira em Educação a Distância. Pudemos entender como eles fizeram para superar dificuldades, minimizar barreiras e ainda ampliar a oferta de vagas por meio da modalidade EAD, garantindo ensino de qualidade. De maneira que foi muito importante saber sobre esse caminho percorrido para que possamos analisar também os cenários em Roraima e nos planejar ainda melhor”, declarou a diretora, ressaltando a importância da ajuda mútua entre as instituições para o avanço da educação no País.

O diretor de Políticas de Educação a Distância do Ifro, Aloir Pedruzzi Júnior, considerou a visita da comitiva de Roraima ao instituto rondoniense como uma forma de reconhecimento por todo o trabalho e esforço que vêm sendo dedicados à essa modalidade de ensino no estado.

“Sempre digo que a Educação a Distância não é sobre número de matrículas, mas trata-se de um importante processo social de universalização da educação, que possibilita alcançar com ensino de qualidade pessoas que estejam geograficamente isoladas, que estejam em condições sociais de vulnerabilidade que impeçam o acesso à escola, ou até mesmo aquelas que estão restritas de liberdade. Portanto, as ações de EAD têm um papel social muito importante, e essa vinda de representantes do IFRR à Rondônia não apenas reconhece o nosso ‘know how’ na área, mas estreita e fortalece os laços entre as instituições, criando condições para novas possibilidades ainda de ampliação da Educação a Distância na Amazônia e, quem, sabe em todo o País”, afirmou Pedruzzi.



« Janeiro 2025 »
month-1
Do Se Te Qu Qu Se Sa
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 1