Aluna de Aquicultura do CAM apresenta resumo no Espírito Santo
A estudante do Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima Nalim Rodrigues, acadêmica do curso superior de Tecnologia em Aquicultura, vai representar a unidade de ensino no Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia de Pesca 2018 (Eneep) que ocorre no Campus Piúma do Instituto Federal do Espírito Santo, de 23 a 26 de maio.
Nalim apresentará o resumo “Operação e montagem de um sistema de aquaponia para a produção de tambaqui e alface”, projeto orientado pelos professores Marcelo Pontes e Rodrigo Barros. O resumo é resultado do primeiro experimento referente ao trabalho de conclusão de curso da discente.
O sistema consiste na integração entre a piscicultura e a agricultura, em que os dejetos dos peixes criados em reservatório são utilizados como nutrientes para a alface cultivada no sistema de aquaponia. A água do reservatório passa por um processo de decantação, para a retirada dos resíduos mais pesados e, após esse processo, vai para o biofiltro para a transformação dos nutrientes que servirá para as plantas. A água, depois de passar pelo sistema, retorna ao reservatório dos peixes mais limpa. Segundo o professor Rodrigo Barros, a primeira fase do experimento apresentou bom desenvolvimento. “Analisamos o desenvolvimento dos peixes, bem como o das plantas, e vimos a possibilidade de produção em larga escala”, conta.
Para a estudante que vai representar o CAM no evento, a satisfação é muito grande. “Mostra que todos os nossos esforços, meu e dos orientadores, valeram a pena. É muito gratificante ver que os resultados do meu trabalho de conclusão de curso estão indo tão longe”, declarou Nalim, que agradeceu também o apoio da instituição em sua ida ao encontro.