Alunos do IFRR ganham primeiras medalhas nos JIFs, etapa Norte

por Rebeca publicado 05/09/2016 19h26, última modificação 05/09/2016 19h26
O primeiro dia de competição da etapa Norte dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs) ocorreu neste sábado, dia 27, em seis locais diferentes de Manaus, e o resultado para o Instituto Federal de Roraima nas disputas coroou a participação dos 86 alunos-atletas: 18 medalhas nas modalidades judô, tênis de mesa, atletismo e natação.

Os atletas do judô colocaram no peito sete medalhas nas disputas individuais, sendo quatro de ouro, conquistadas por Ana Raab, Arthur Gondim, João Victor Alecrim e Jair Meirelles; uma de prata, ganha por Monyque Dias; e duas de bronze, conquistadas pelos judocas Allan Dias e Isabella Salles.

No atletismo, foram duas pratas no lançamento de disco com os atletas Rayane Alberti e Rodrigo Oliveira. O salto triplo também chegou ao pódio com Marcus Vinicius, que ganhou prata, e Ianny Cristina, que ficou com o bronze. O revezamento masculino 4 x 100 levou a terceira colocação, com Rosyvaldo, Luiz Paulo, Jardson e Gustavo.

A natação subiu ao pódio quatro vezes neste sábado, sendo três em segundo lugar e uma em terceiro: Lilian Geovana ficou em 2.º nos 50 metros livre; Henrique Xaud, em 2.º nos 50 metros peito e em 3.º nos 50 metros livre; e Manoel Silva, em 2.º nos 200 metros medley.

No xadrez, ocorreu a primeira fase das disputas individuais, em duas etapas, em que foram realizadas cinco partidas. Apesar de os enxadristas não terem se classificado entre os três primeiros lugares, todos representaram muito bem a instituição e voltam a jogar neste domingo, por equipe.

O tênis de mesa também competiu. Nas disputas por equipe, o feminino, formado por Kamilla Sabino e Vanessa Dias, levou a prata, perdendo para o IFRO. Na competição, tinha quatro equipes, sendo que todas jogaram entre si. O IFRR perdeu para Rondônia e venceu o Amazonas e o Amapá. O masculino por equipe ficou em terceiro lugar com Asafe Lellis e Breno Miranda.

Nos esportes coletivos, o time de voleibol masculino do IFRR acabou perdendo por 2 x 1 para Rondônia e volta a jogar neste domingo contra o Pará.

O vôlei de praia masculino perdeu por 2 x 0 para Tocantins com setes apertados de 24 a 22 e de 22 a 20. A próxima partida da dupla Danízio e Fernando será contra Rondônia, na segunda-feira.

Neste domingo, a equipe feminina do vôlei de praia do instituto roraimense, formada por Ana Karol e Rayane, fará o primeiro jogo contra a dupla do Amazonas.

Os alunos-atletas do futsal também entraram em quadra neste sábado. O time masculino empatou por 2 x 2 com o Amapá, e o time feminino acabou perdendo por 6 x 2 contra o Tocantins. Os meninos voltam à quadra na segunda-feira.

As alunas do basquete também fizeram sua primeira partida e se saíram muito bem, colocando um placar folgado nas adversárias do Acre: 48 x 14. Neste domingo, pela manhã, elas voltam à quadra, desta vez contra Rondônia.

JIFs - As competições são realizadas em 11 modalidades até o dia 31 de agosto, na Vila Olímpica de Manaus, Praia da Ponta Negra, Ginásio Renê Monteiro, Clube do Trabalhar (Sesi), Campus Manaus Zona Leste (CMZL) e Campus Manaus Centro (CMC). Os atletas com melhor índice vão representar seus estados na etapa Nacional, que será realizada de 4 a 9 de outubro, em Brasília (DF).

Textos e Fotos: Rebeca Lopes

CCS/Campus Amajari