Estudantes vivenciam mercado de trabalho por meio de ensaio cooperativo
Alunos da turma 124 do curso superior de Tecnologia em Aquicultura do Campus Amajari vêm realizando, ao longo da semana, experiências relacionadas ao mercado de trabalho em suas áreas de estudo. Esse é um projeto integrado das disciplinas Gestão e Administração Aquícola, ministrada pela docente Edivânia Santana, e Extensão Rural, ministrada pelo professor Marcelo Pontes.
Edivânia explica que a atividade foi uma demanda da própria turma. “Tudo partiu por inciativa dos alunos. Nós, como professores, apenas orientamos e incentivamos os projetos e, assim, mostramos que eles também podem empreender e não serem reféns do serviço público”, conta.
A primeira a experiência foi realizada no sábado passado. Em parceria com a Prefeitura do Amajari, um grupo de oito discentes montou uma barraca na feira livre da Vila Brasil, sede do Amajari. O produto vendido foi peixe processado. Segundo a estudante Glícia Luiza, a ideia surgiu em virtude da falta do produto no comércio da região. “O peixe tambaqui foi vendido filetado, em postas; as costelas e a carcaça, tudo foi embalado separadamente. Foi feito o reaproveitamento total do peixe. Eu notei que o projeto é viável; teve bastante procura”, diz a aluna.
Um segundo grupo também vivenciou a experiência da feira livre, mas de modo diferente. Os estudantes montaram uma feirinha na área de convivência do campus. Foram ofertadas hortaliças, bem como a comercialização de pimenta, macaxeira, farinha, goma de tapioca, água de coco, bolos diversos, paçoca, sucos, artesanatos e outros produtos.
Para Geovana Santana, integrante da equipe, a experiência da feirinha a fez perceber a importância do trabalho em equipe. “Aqui estamos vendo como trabalhar com o atendimento ao público e, principalmente, aprendendo sobre o companheirismo de se trabalhar em grupo”, revela. Os dois grupos pretendem investir o lucro alcançado com as vendas em materiais para serem utilizados nas aulas, como sementes e insumos.
No próximo fim de semana, o grupo do estudante Tiago Paz sobe a Serra do Tepequém para um ensaio de cooperativa em assistência técnica. Tiago e os colegas irão ministrar a palestra “Piscicultura – o segredo por trás dos lucros”. Segundo o aluno, o tema foi um pedido de produtores da região. “Inicialmente a palestra será voltada para a toda a comunidade, no entanto nosso foco são os produtores de pescado. No primeiro dia, haverá a palestra e, no segundo, faremos um trabalho de campo, para demonstrar técnicas voltadas à piscicultura”, pontuou.
Para Tiago, a expectativa é que a assistência técnica ofereça respostas para as dificuldades dos produtores. A ação ocorre sexta, 22, e sábado, 23, no Tepequém.