Professores do CAM participam de exposição cultural em Boa Vista

por Bruna Dionísio Castelo Branco publicado 17/04/2018 21h50, última modificação 18/04/2018 14h48
Os professores Fredson Costa e Lucas Lima apresentarão seus grupos de capoeira e música, respectivamente, dias 19 e 20 de abril no Pátio Roraima Shopping, em Boa Vista.

Ocorre, até  sábado, dia 21, no Pátio Roraima Shopping, em Boa Vista, a primeira edição da exposição Arte e Docência, organizada por educadores do Instituto Federal de Roraima (IFRR). Do Campus Amajari, a participação fica por conta dos professores Fredson Costa, instrutor do projeto de Capoeira do CAM, e Lucas Lima, que coordena o Grupo de Percussão e a banda CAM SOM.

A primeira apresentação será no dia 19, quinta-feira, a partir das 15 horas. O professor de Artes Fredson Costa, em parceria com 30 alunos do CAM, irá participar de uma aula de capoeira proposta pelo mestre Caimbé, do grupo Raízes do Brasil, e pelo mestre Pinóquio, do Barracão Cultural, de Boa Vista. Ambos são precursores da capoeira em Roraima e prestam apoio à inserção da arte no Campus Amajari. Para Fredson, instrutor do projeto, essa é uma ação que cumpre com a proposta de extensão da instituição, pois traz a comunidade para dentro da escola e integra alunos e sociedade.

“Cerca de 30 alunos do CAM e alguns jovens da vila têm participado dos treinos, que ocorrem três vezes por semana. A capoeira não enxerga apenas a atividade física, mas também ensina valores de respeito, caráter e interação entre as pessoas”, afirma Costa.

Fredson capoeira

No dia 20, sexta-feira, a partir das 17 horas, ocorrem as apresentações musicais orientadas pelo professor Lucas Lima. A primeira apresentação será a do grupo de percussão formado por alunos e crianças da Vila Brasil. O grupo foi criado em 2016 e, em suas apresentações, além de ritmos maciais, são executadas músicas populares soladas por liras e também performances rítmicas com tendências das culturas indígenas. Desde 2016, o grupo vive em constante renovação. Isso ocorre por causa da saída de alunos concluintes e da chegada de novos estudantes na unidade de ensino.

Além do grupo de percussão, apresenta-se a banda CAM SOM. Ela iniciou suas atividades musicais no CAM em 2016 e atualmente é dividida em dois grupos: um formado somente por servidores e outro composto por alunos e membros da comunidade local. Além das músicas regionais modificadas com a inclusão de ritmos indígenas, fazem parte do repertório música gospel, forró, reggae, pop rock e rock nacional e internacional.

“Os dois grupos integram o projeto de prática em conjunto chamado Cantando e Tocando, do Programa Institucional de Bolsa Acadêmica (Pbaex). Esse projeto congrega servidores, alunos e jovens da vila. É uma proposta de extensão que o CAM tem desenvolvido e que agora mostra para o público em geral. O repertório da banda engloba vários ritmos, mas, de acordo com o público e a ocasião das apresentações, nós o adaptamos”, explica o professor Lucas Lima.

Grupo de percussão do projeto Cantando e Tocando

Além das apresentações do CAM, ficarão expostas obras de pintura dos professores Leandro Brito do Campus Vista e Valério Ramalho do Campus Boa Vista Zona Oeste.

Bruna Castelo Branco
CCS/Campus Amajari