Seminário de Inclusão e Diversidade no CAM vai abordar saúde mental
Nesta quarta-feira, 24, o Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima (CAM-IFRR) realiza o III Seminário de Inclusão e Diversidade. A terceira edição do evento visa promover um debate e troca de experiências sobre as condições que afetem a saúde mental.
A proposta do seminário é gerar uma reflexão sobre a dignidade humana, a busca de identidade, o exercício da cidadania e o respeito à diversidade para a promoção de uma educação inclusiva.
A programação inicia-se às 8 horas com apresentações culturais. Após, a professora do Instituto Federal de Roraima Virgínia Marne Araújo vai ministrar a palestra “Tecnologia e saúde mental”, voltada para a comunidade acadêmica.
Para o presidente da comissão organizadora do seminário, Francisco Moura, é importante discutir como a tecnologia tem impactado a saúde mental dos indivíduos. “Precisamos saber os benefícios e os riscos da tecnologia, e se estamos preparados para usá-la com sabedoria”, disse.
No turno vespertino, serão ofertadas nove oficinas em grupos de trabalho. Veja os temas que serão tratados:
GT 01 – Xenofobia
Mediador: Professor Rafael Barros (IFRR)
GT 02 – Gêneros e diversidade sexual
Mediadora: Professora Mariana Cunha Pereira (UFRR)
GT 03 – Violência contra a mulher: feminicídio
Mediadoras: Professora Joelma Fernandes (IFRR), Sophia de Moura e Denise Figueiredo (Numur)
GT 04 – Cyberbulying, preconceito e racismo
Mediador: Enfermeiro Rafael Régis Maciel (CAM-IFRR)
GT 05 – Diversidade étnico-racial: índio tem direito?
Mediador: Professor Jonildo Viana dos Santos (Instituto Insikiran-UFRR)
GT 06 – Redes Sociais e os impactos na saúde mental
Mediadores: Técnicos administrativos Anderson Alcântara e Larisse Livramento (CAM-IFRR)
GT 07 – Ansiedade, como prevenir?
Mediadora: Psicóloga Inaiá da Silva Conceição (Cras-Amajari)
GT 08 – Relações tóxicas e prejuízos mentais
Mediadora: Psicóloga Alessandra Alves da Silva Bonfim (Caps II)
GT 09 – Autismo
Mediadora: Professora Ana Rita de Cássia Oliveira (Seed)