Licenciatura em Matemática
Modalidade:
Formação em Licenciatura
Plano de Curso:
Plano de curso | Matriz Curricular | Estrutura Curricular
Integralização:
Mínimo de 04 anos e máximo de 06 anos.
Carga Horária:
Plano Novo - 3.255h
Período de Funcionamento:
Vespertino e Noturno
Regime letivo:
Seriado Semestral
Objetivo Geral
Formar professores de matemática, a partir do conhecimento matemático-científico, capazes de orientar pedagogicamente sua práxis pedagógica, atuar na educação básica, com ênfase em valores estéticos, políticos e éticos, continuar os estudos em cursos de Pós-Graduação, contribuindo com sua identidade docente, com vistas a uma educação emancipatória.
Objetivos Específicos
- Ampliar o conhecimento matemático como alicerce didático-pedagógico para sua atuação docente na educação básica.
- Criar oportunidades de atividades Interdisciplinares e/ou Multidisciplinares que envolvam competências definidas a cada semestre.
- Promover a realização de simpósios, fóruns de debate, congressos, seminários, visitas técnicas, articulando o conhecimento e competências definidas a cada semestre.
- Difundir a produção científica nas diversas áreas da educação e/ou de componentes curriculares, através da produção de textos científicos-acadêmicos.
- Analisar criticamente a filogênese do conhecimento matemático, com o intuito de reformular redes de significados com as demais disciplinas relacionadas à Educação Matemática, colaborando com reflexões relacionadas a ontogênese desse conhecimento nos dias atuais.
- Desenvolver a concepção de educação matemática como sendo o estudo dos fatores que influem, direta ou indiretamente, nos processos de ensino e aprendizagem da matemática.
- Propiciar ao aluno um ambiente de vivência à prática profissional docente durante o curso, através das Práticas Pedagógicas, dos Estágios Curriculares Obrigatórios e de desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão.
Requisitos de Acesso
O acesso de ingressantes ao Curso Superior de Licenciatura em Matemática do IFRR em concordância ao PDI far-se-á mediante a realização de:
- Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), usando-se a nota alcançada no Sistema de Seleção Unificada (SISU) destinando-se 50% (cinquenta por cento) das vagas ofertadas;
- Processo seletivo vestibular e/ou demais formas de acesso constante na Organização Didática vigente destinando-se 50% (cinquenta por cento) das vagas ofertadas.
Perfil Profissional
O licenciado em Matemática, formado pelo Instituto Federal de Roraima, deverá ser capaz de construir espaços de interlocução em que ele possa analisar a própria práxis docente de forma individual e/ou em grupo, bem como, dar continuidade aos estudos em cursos de Pós-Graduação Latu Senso e Stricto Senso.
Mercado de trabalho
Tradicionalmente, o maior mercado de atuação do licenciado em Matemática pelo IFRR-CBV é o da docência nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e Pré-Vestibular de instituições de ensino públicas e privadas. Igualmente pode trabalhar na elaboração de materiais didáticos voltados para o ensino de Matemática e desenvolver pesquisas no campo da Educação Matemática.
Lista de Documentos
- Portaria de Regulamentação do Curso
- Reconhecimento do Curso
- Portaria Colegiado do Curso
- Portaria Núcleo Docente Estruturante
- Resolução Colegiado de Curso
- Resolução Núcleo Docente Estruturante
- Regulamento dos Laboratórios de Práticas de Ensino
- Regulamento das AACCs
Plano de Trabalho Específico do Estágio Supervisionado de forma não presencial
Por que Cursar Licenciatura em Matemática no IFRR?
- Corpo docente composto por mestres e doutores com excelente formação acadêmica e profissional;
- Curso destaque nas avaliações feitas pelo MEC no Enade;
- Infraestrutura composta por modernas salas de aula climatizadas e informatizadas;
- Dois laboratório para ações de ensino, pesquisa e extensão:
LEPEM | LAPEMT |
---|---|
Laboratório de Práticas de Ensino de Matemática com Materiais Manipuláveis. | Laboratório de Práticas de Ensino de Matemática com Novas Tecnologias da Informação de Comunicação.informática com os softwares utilizados no mercado de trabalho. |
- Metodologia de ensino que traz a vivência do mercado de trabalho, baseando-se no conceito de aprender fazendo por meio da realização de projetos integradores, estudos de casos, intercâmbios, oficinas, visitas técnicas, trabalhando também a integração do ensino com a pesquisa e a extensão.