Alunos do CNP assistem à palestra do Ibama sobre prevenção a incêndios florestais
Nesta terça-feira, dia 13, representantes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizaram, para alunos do Campus Novo Paraíso do Instituto Federal (CNP-IFRR), uma palestra sobre incêndios florestais e suas consequências.
De acordo com o analista ambiental James Rodrigues de Souza e a gestora ambiental Giovana Mendes de Souza, a instituição está circulando o Município de Caracaraí com ações de educação ambiental com boas práticas na agricultura familiar. A ideia é orientar os agricultores e os filhos destes para que conheçam e ponham em prática técnicas que ajudam a diminuir os problemas com queimadas e suas consequentes agressões ao meio ambiente. “Nós falamos sobre a legislação ambiental, incêndios florestais, código florestal, entre outros temas. Nosso objetivo é conscientizá-los para que haja também uma diminuição na quantidade de processos e multas decorrentes das queimadas e de suas consequências”, ressaltou Rodrigues.
Ainda de acordo com o analista ambiental, essas ações terão continuação durante o ano de 2017 e para isso o Ibama vem buscando estreitar os laços com o Instituto Federal de Roraima para que possam ser promovidas oficinas mais ampliadas para um público maior e para que os alunos possam se tornar, perante os familiares, disseminadores das informações e conhecimentos sobre a legislação, o processo de prevenção ao problema, entre outros.
A gestora ambiental, por sua vez, lembrou que esse trabalho do Ibama ainda é uma oportunidade para que os agricultores possam ter conhecimento sobre a necessidade de se fazer o Cadastro Técnico Federal (CTF), obrigatório para pessoas físicas e jurídicas que desenvolvem atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais; atividades e instrumentos de defesa ambiental (consultoria técnica ambiental ou indústria, comércio, instalação e manutenção de controle de poluição. “O CTF está previsto na Lei de Política Nacional de Meio Ambiente e é gerenciado pelo Ibama”, informou Geovana.
Ela lembrou que, para oferecer mais amplitude no processo de acesso à informação, o Ibama disponibiliza, além dos escritórios, uma Linha Verde, para a qual podem ser feitas denúncias, enviadas opiniões e sugestões. Para isso a pessoa pode entrar em contato com um central atendimento disponível gratuitamente pelo telefone 0800.618080, ou ainda pelo e-mail: linha verde.sede@ibama.gov.br e formulário online em http://www.ibama.gov.br/cadastro-ocorrências.