Campus Novo Paraíso promove I Artefatos da Cultura Negra
Na próxima terça-feira, 16, o Campus Novo Paraíso do Instituto Federal de Roraima (CNP-IFRR) realiza atividades alusivas ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado, todos os anos, em 20 de novembro. O evento antecipado recebeu o nome de I Artefatos da Cultura Negra.
A programação faz parte do projeto Inova intitulado História e Cultura Afro-Brasileira em Debate. Ela terá início às 12 horas com exposição de cartazes que reúne trabalhos produzidos pelos alunos da turma 442 do curso integrado em Agropecuária do campus.
Das 12h30 às 13h30, no espaço de convivência da unidade de ensino, ocorrerá a apresentação de trabalhos sobre religiosidade, musicalidade, culinária, capoeira, entretenimento, dança, arte afro-brasileira, além de debate sobre o movimento negro no Brasil.
De acordo com os organizadores, a atividade alusiva ao Dia da Consciência Negra se propõe a fazer uma reflexão sobre as contribuições da cultura afro-brasileira e o que ela representa para a construção da identidade do Brasil, além de discutir questões como exclusão, racismo, preconceito e desigualdade social decorrentes de quatro séculos de escravidão africana no País.
Dia Nacional da Consciência Negra – A data é comemorada, todos os anos, em 20 de novembro, em todo o País, e homenageia Zumbi, um escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares. Ele morreu em 20 de novembro de 1695.
De acordo com os livros de História, o objetivo do Dia da Consciência Negra é promover uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana, assim como sobre o impacto que tiveram no desenvolvimento da identidade da cultura brasileira.