Abertas inscrições para programa de bolsa de extensão do IFRR
Estudantes dos cursos técnicos e superiores presenciais do Instituto Federal de Roraima (IFRR) podem se inscrever, a partir desta quinta-feira, 13, no Programa Institucional de Bolsa Acadêmica de Extensão (Pbaex). As inscrições ocorrem de 13 a 28 de fevereiro de 2020, no setor de extensão do respectivo campus.
São ofertadas 50 bolsas no valor de R$ 400 mensais, com vigência de seis meses. Voltado exclusivamente para alunos da instituição, o Pbaex tem como objetivo oferecer aos estudantes melhores condições para participação em ações de extensão, cultura e desporto no IFRR que contribuam para sua formação acadêmica, profissional e para o exercício da cidadania, bem como valorizar o protagonismo estudantil e fortalecer a vivência acadêmica e social de estudantes extensionistas, servidores docentes e técnico-administrativos.
O período de execução dos projetos será de 13 de abril a 30 de junho e de 3 de agosto a 17 de novembro de 2020, sendo julho o mês de recesso acadêmico, quando o projeto não pode ser executado. A bolsa destina-se a auxiliar o aluno em suas necessidades, em razão da execução do projeto. Há vaga para até dois alunos voluntários em cada projeto.
Para participar, o pró-reitor de Extensão, Nadson Castro dos Reis, explica que os projetos devem estar inseridos em um dos oito eixos temáticos do programa: Comunicação; Educação; Meio Ambiente e Recursos Naturais; Saúde/Esportes; Tecnologia e Produção; Trabalho; Cultura e Direitos Humanos; e Justiça.
Para saber mais sobre os documentos necessários para a efetivação da inscrição e demais informações, basta acessar o edital de seleção, disponível no link http://reitoria.ifrr.edu.br/pro-reitorias/extensao/editais/pbaex/pbaex-2020/edital-1-2020-proex-reitoria-ifrr.
DADOS – Todos os anos, a Proex lança edital de seleção de projetos. As ações de extensão são desenvolvidas desde 2010 pelo IFRR. Em 2019, o número estimado de pessoas envolvidas foi 1.500, entre comunidade, alunos e servidores. Os municípios atendidos foram Amajari, Boa Vista, Bonfim, Caracaraí, Rorainópolis, São João da Baliza e São Luís, além de comunidades e vicinais.