Ciclo de debates no IFRR vai discutir o programa Future-se
Serão realizados, nas seis unidades do Instituto Federal de Roraima (IFRR), debates sobre a proposta do Ministério da Educação (MEC) referente ao programa Future-se. A pasta abriu uma consulta pública para saber a opinião da sociedade e receber sugestões até o dia 29 de agosto.
Segundo informações do portal do MEC, o Future-se busca fortalecer a autonomia financeira nas universidades e nos institutos federais por meio de incentivo à captação de recursos próprios. Para tanto, a operacionalização do programa ocorrerá mediante contratos de gestão firmados pela União e pela instituição de ensino com organizações sociais (OS) – associações privadas que recebem recursos do Estado para prestar serviço de interesse público, como saúde e educação.
Conforme explicou a reitora do IFRR, Sandra Mara Botelho, a adesão ao programa é voluntária, por isso há necessidade de se organizar e incentivar debates e análises com a comunidade acadêmica e a população em geral sobre a proposta apresentada pelo MEC, seus potenciais efeitos e a viabilidade de implantação do Future-se no instituto. “A forma como o programa foi apresentado demanda cautela, pois não estão claros, por exemplo, os limites de atuação dessas OS dentro das instituições de ensino. Há uma insegurança jurídica que nos leva a questionar se a autonomia administrativa, financeira e patrimonial, e mesmo a didático-científica, será efetivamente preservada”, pontuou.
Confira abaixo os dias, os horários e os locais dos debates nos campi do IFRR:
Campus Boa Vista Zona Oeste
Campus Boa Vista
Campus Novo Paraíso
Campus Amajari
Campus Avançado Bonfim
Reitoria
NOTA OFICIAL – No dia 1° de agosto, durante a 2ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), em 2019, foi publicada uma nota oficial do conselho sobre o programa, com pontos reflexivos sobre essa ação governamental. Acesse aqui.
Outras informações sobre o Future-se estão disponíveis no portal do MEC: http://portal.mec.gov.br/.