Comissão Central sensibiliza unidades sobre consulta pública do PDI
Integrantes da Comissão Central de Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) estão percorrendo todas as unidades do Instituto Federal de Roraima com objetivo de divulgar a abertura da consulta pública ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o período de 2019 a 2023.
A primeira unidade a receber a visita foi o Campus Amajari, na terça-feira, 4. Nesta quarta, 5, será a vez do Campus Novo Paraíso e, na quinta, 6, a do Campus Avançado Bonfim. Os Campi Boa Vista e Boa Vista Zona Oeste, na Capital, recebem a visita na próxima semana, em data a ser divulgada.
Participam desse momento de sensibilização da comunidade acadêmica, a reitora do Instituto Federal de Roraima, Sandra Mara Dias Botelho, e o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Diogo Saul. Até o próximo dia 28 de junho, a comunidade pode acessar a minuta e contribuir com sugestões sobre o que espera da instituição para os próximos cinco anos.
Para contribuir, basta acessar a minuta do PDI pelo link http://www.ifrr.edu.br/pdi/pdi-2019-2023/participacao-social. São nove capítulos disponíveis. Entre eles estão o Projeto Pedagógico Institucional, o Plano de Oferta de Cursos e Vagas, a Organização e a Gestão de Pessoal, e o Plano Diretor de Infraestrutura Física.
Nas conversas com alunos e professores no CAM, a reitora destacou a importância da participação da comunidade, em especial a acadêmica. “Esse é o momento de você dizer como a instituição pode melhorar, se os cursos ofertados são o que você quer, se o campus precisa de novos espaços, como salas de aula, auditório, laboratórios. Então, é muito importante a visão e a opinião de todos”, disse.
Simone Nascimento Alves, 29, moradora da Comunidade Vida Nova (Amajari) e aluna do curso Técnico em Agropecuária na modalidade de Educação a Distância, polo Amajari, comentou que foi a primeira vez que ouviu falar em PDI.
Para ela, o primeiro passo será acessar a minuta para saber o que exatamente o documento traz, para então pensar no que pode dar como sugestão. “É muito importante este momento, porque não sabia o que era o PDI. E agora, sabendo que posso contribuir, vou, sim, dar minhas sugestões”, afirmou.
O pró-reitor explicou que, encerrado o prazo da consulta pública, a comissão realizará a sistematização e a análise das contribuições recebidas. Com a versão final formatada, o PDI segue para a apreciação do Conselho Superior da instituição (Consup).
PDI – O plano é uma exigência legal do Ministério da Educação (MEC) às instituições federais de ensino, que devem elaborá-lo conforme as orientações do Decreto 9.235, de 15 de dezembro de 2017. Ele é o norteador das ações institucionais. Nele estão definidos a missão, a visão e os valores da instituição, bem como as estratégias para atingir as metas e os objetivos.