DE BEM COM A VIDA – Ações voltadas para qualidade vida com a entrada na aposentadoria devem ser retomadas este ano
A previsão é que novas atividades voltadas para preparação para aposentadoria e também para aquelas pessoas que já se aposentaram sejam realizadas ainda este ano
Segundo estudos na área da psicologia, o trabalho está diretamente ligado à identidade das pessoas e o rompimento drástico com a carreira profissional no momento da aposentadoria geram impactos psicossociais na vida dos trabalhadores e trabalhadoras, o que demanda apoio para que se reestruturem para a nova fase que se inicia.
Ao todo, já se aposentaram pelo IFRR um total de 149 servidores e servidoras. Entre este ano de 2023 e o ano de 2024 a previsão é que 24 professores e professoras se aposentam, e 15 técnicos e técnicas.
Diante disso, o programa “De bem coma vida”, desenvolvido no IFRR com o objetivo de promover atividades e conhecimentos para a saúde e o bem-estar entre servidores e servidoras da instituição na ativa ou que já tenham se aposentado, e que foca, dentre outras ações, no preparo para aposentadoria, depois de uma pausa nas atividades presenciais, devido ao período mais crítico da pandemia de covid-19, está passando por uma reestruturação pelas equipes da CQVSS (Coordenação de Qualidade de Vida do Servidor e Seguridade Social).
O programa, voltado para servidores e servidoras desde a posse no instituto, teve início em 2014 voltado para uma preparação para a vida após a finalização da atividade no serviço público. Nas ações iniciais, atividades de discussão relacionadas aos aspectos biológicos, sociais, financeiros, culturais, psicológicos, que se manifestam com maior intensidade no período anterior à aposentadoria; promoção de reflexão a respeito de um planejamento de vida após a aposentadoria; a atividades para o estímulo do interesse por realizações pessoais e novas possibilidades sociais; entre outros.
Dentre as metas para este ano de 2023 para o programa, que foi reformulado com ampliação das ações a partir de 2017, está a de reativar a realização dos encontros presenciais entre servidores e servidoras da ativa e aposentados e aposentadas que aderiram à iniciativa, o que visa incentivar os processos de socialização, favorecendo a interação do grupo entre as pessoas que já se aposentaram e as que estão com expectativa de aposentadoria.
A psicóloga integrante da CQVSS, Amanda Karine Monteiro Lima, destaca a relevância do preparo emocional antes da entrada para a aposentadoria. “Tem necessidade de preparo emocional, vislumbrar novos cenários, ressaltando a importância de respeitar cada fase da vida, viver de forma saudável e ser feliz”.
Assim que o trabalho de atualização do programa for concluído, as pessoas interessadas poderão aderir para participar das ações e a programação para este ano será divulgada. Além do apoio social/psicológico prestado por meio do programa, outra ação é o oferecimento de esclarecimentos quanto às regras de aposentadoria e os direitos das aposentadas e aposentados.
A reitora do IFRR, professora Nilra Jane Filgueiras, destaca que a contribuição para um processo de aposentadoria saudável no instituto é uma das metas da gestão que está à frente.
“Esse é mais um período da vida que a maioria das pessoas vai passar e como todos eles, apresenta desafios de transição e adaptação. Entendemos, que servidores e servidoras que vão se aposentar e que já se aposentaram são o nosso patrimônio mais valioso, pois contribuíram para todas as conquistas alcançadas na rede federal de educação profissional, científica e tecnológica em Roraima. Dessa maneira, nunca devemos esquecê-los. Ao contrário, devemos fazer o que pudermos para reconhecer todo o trabalho prestado e valorizar os resultados alcançados”, declarou a reitora, destacando a importância de seguir desenvolvendo ações com foco no preparo para aposentadoria.
Neste Dia do Aposentado (24 de janeiro), a professora aposentada do IFRR, Maria das Graças Vieira de Lima, afirma que considera fundamental que ações voltadas para a valorização de servidores e servidoras aposentadas sejam realizadas. “Estamos vivos e lembramos com orgulho daquele tempo. Trabalhávamos muito, mas com muita alegria em saber que o resultado seria excelente”, declarou.
Já a servidora aposentada Martha Uchôa destaca a importância da realização das ações voltadas para servidores e servidoras que já se aposentaram do IFRR, pois proporciona socialização e transmissão de conhecimentos.
“É muito importante a promoção desse tipo de ação e deveria envolver o maior número de aposentados. Quanto mais ações sociais, melhor para a qualidade de vida de quem já se aposentou. Além disso, homenagens aos aposentados e aposentadas é de fundamental importância e sempre serão bem-vindos, por ser um ato de reconhecimento e agradecimento, por parte da Instituição de ensino a todas as pessoas que fizeram parte do quadro funcional e que por muitos anos, dedicaram-se e doaram-se de muitas formas, para o desenvolvimento e alcance de sua missão”, declarou.
DIA DO APOSENTADO - O Dia do Aposentado foi criado com base na primeira lei brasileira destinada à previdência social, em 24 de janeiro de 1923, que promoveu o direito à aposentadoria, seja na iniciativa privada ou no serviço público.
Ascom-IRR
24 de janeiro de 2024