Grupo de Pesquisa do Observatório do Mundo do Trabalho faz primeira reunião
Integrantes do Grupo de Pesquisa do Observatório do Mundo do Trabalho do Instituto Federal de Roraima (IFRR) participaram, na tarde desta segunda-feira, 2, de sua primeira reunião. O encontro foi organizado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e pelo Núcleo do Observatório do Mundo do Trabalho (OMT) para a apresentação das diretrizes e das ações do grupo, bem como de sua constituição e cadastramento no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Formado por dez pesquisadores, entre alunos, professores e técnicos da instituição, e um representante da Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan), o Grupo de Pesquisa (GP) vai subsidiar as ações do Observatório do Mundo do Trabalho do IFRR com dados e informações sobre esse tema e a educação profissional, científica e tecnológica.
Grupo de Pesquisa é a denominação atribuída ao um grupo de pesquisadores e estudantes que se organizam em torno de uma ou mais linhas de pesquisa de uma área do conhecimento, com o objetivo de desenvolver pesquisa científica. Durante a reunião, ficaram definidas duas linhas de pesquisa: educação profissional e tecnológica na Amazônia; e sociedade, políticas públicas e sustentabilidade.
Como o IFRR é uma instituição multicampi, com um total de cinco unidades instaladas, sendo um no Amajari, um no Bonfim, um em Novo Paraíso e dois em Boa Vista, os objetivos do GP são a caracterização social, econômica e cultural das regiões dos campi; a identificação de potencialidades existentes e emergentes; e a elaboração de um diagnóstico dos cursos ofertados em relação ao mercado de trabalho local e regional.
De acordo com a responsável pelo Núcleo do OMT, Marcele Marília Costa de Brito, esse momento representa o marco inicial no desenvolvimento de estudos e pesquisas voltados a conhecer, por meio de dados, a realidade regional das localidades onde estão inseridos os campi do IFRR. “Isso vai possibilitar o fornecimento de informações importantes aos gestores para subsidiar a formulação de ações afinadas com as demandas da sociedade e do mundo do trabalho”, disse.
A próxima reunião ocorre dia 6 de abril, às 14h30, na sala de Reuniões da Reitoria. Na pauta estão a apresentação do trabalho desenvolvido pelo Núcleo do OMT, o resultado do pedido de cadastramento no CNPq e a disponibilidade financeira de recursos da Proex para o desenvolvimento das ações.
OMT – O Observatório do Mundo do Trabalho foi criado em toda a Rede Federal com o objetivo de desenvolver estudos e pesquisas para subsidiar os gestores na tomada de decisões sobre a oferta de cursos na educação profissional conforme as necessidades do mundo do trabalho.