JIF Nacional 2015
Está programada para ocorrer, nesta quarta-feira (16) e no dia 17 de setembro, uma reunião da Comissão Organizadora dos Jogos da Rede Federal (Cojif), responsável pelo planejamento das etapas regionais e nacional. A reunião será na Reitoria do Instituto Federal de Goiás (IFG). O JIF Nacional 2015 será realizado de 10 a 15 de novembro deste ano, em Goiânia, e reunirá atletas das cinco regiões brasileiras, que competirão em diversas modalidades individuais e coletivas. Cada delegação será composta por 220 pessoas, entre atletas e professores.
O objetivo da reunião é discutir o planejamento da etapa nacional dos jogos. Nesses dias, a comissão fará uma visita técnica aos locais previstos para a realização das competições. Serão visitados o Clube Ferreira Pacheco e a pista de atletismo da Universidade Federal de Goiás. Nesses locais, a Cojif fará as verificações para garantir que os jogos sejam realizados com infraestrutura compatível com as necessidades da organização e dos participantes.
Ao final da reunião, a Cojif espera fechar um cronograma de trabalho para o JIF Nacional 2015. No âmbito do Instituto Federal de Goiás (IFG), uma das instituições que sediarão o evento, diversas reuniões preparatórias já estão sendo realizadas, com definição de equipes de trabalho e ações. A Comissão Geral Organizadora do JIF Nacional 2015 é coordenada pelo professor Alcyr Viana. De acordo com o que foi definido em uma das reuniões locais já realizadas, a Diretoria de Comunicação Social entregará a proposta de arte para camisetas, troféus e medalhas para o evento, para que a Cojif proceda à avaliação e à aprovação, permitindo a execução imediata dos itens previstos. O Instituto Federal Goiano também é instituição sede dessa edição do JIF Nacional.
JIF
Os jogos são realizados desde 2008, e a cada ano vem crescendo a participação dos institutos federais. Para a edição nacional deste ano, foram definidas 6 modalidades coletivas (futebol de campo, apenas masculino; basquetebol, futsal, handebol, voleibol e vôlei de areia) e 5 individuais (atletismo, natação, tênis de mesa, xadrez e judô). O objetivo dos jogos é promover e estimular a prática esportiva como instrumento de inclusão social, proporcionando a integração de alunos dos institutos federais e possibilitando a interação entre estudantes e professores.
O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) é que promove os jogos, com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC). A Cojif, que cuida do planejamento dos jogos regionais e da etapa nacional, é presidida pelo professor do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Sílvio Romero, e é formada por representantes de todas as regiões do País.
Diretoria de Comunicação Social/Reitoria./Goiás