Minuta do Regimento Interno do Comitê de Ética no Uso de Animais será discutida nos campi do IFRR
Uma comissão composta por servidores da Reitoria e dos campi do Instituto Federal de Roraima (IFRR) tem trabalhado, ao longo deste ano, na criação do Regimento Interno do Comitê de Ética no Uso de Animais (Ceua) no âmbito institucional, com o objetivo de garantir o cumprimento da Lei 11.794, que dispõe sobre procedimentos para o uso científico de animais em atividades educacionais.
Antes de finalizar o material, a comissão irá apresentar e discutir a minuta com os servidores dos campi do IFRR, começando pelo Campus Boa Vista Zona Oeste, nesta quarta-feira, dia 17, a partir das 15h30, na sala de Pós-Graduação do Campus Boa Vista, seguido do Campus Amajari, que receberá a comissão no dia 24, a partir das 15h30.
O documento irá regulamentar o funcionamento do Comitê de Ética no Uso de Animais do IFRR. Nele, estão previstas as competências e os princípios do colegiado, que deverá ser multidisciplinar e independente, a sua composição e funcionamento, além das atribuições dos membros indicados.
A presidente da comissão, professora Daniele Fujita, explica que o Ceua terá caráter consultivo, deliberativo e educativo, com a finalidade de cumprir e fazer cumprir as determinações dos aspectos éticos que envolvem a utilização de animais no desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão no IFRR.
“Quando o Ceua for instituído, a realização de todas essas atividades educativas que envolverem animais no âmbito do instituto deverão ter prévia apreciação e autorização dele, daí a importância de se discutir o documento que irá reger o trabalho do comitê”, enfatizou Daniele.