Organização Didática do IFRR é atualizada e documento já pode ser usado como base para planejamento e novas medidas
Depois de passar por um processo de reformulação e ser aprovada junto ao Consup (Conselho Superior), a Organização Didática do IFRR foi atualizada e já está disponível para consulta.
Com a publicação, o novo documento já é válido e passa a reger as decisões didático-pedagógicas no IFRR relacionadas a diversos temas como regras de seleção, admissão, matrícula e transferência de estudantes; a organização curricular, o planejamento e os planos de ensino; a organização dos cursos ofertados; os sistemas de avaliação; entre outros.
O conteúdo do documento foi dividido em seis partes que abordam os seguintes temas: Aspectos gerais a todos os cursos; cursos técnicos; cursos de graduação e pós-graduação; Ensino a Distância - EaD; Disposições finais; anexos - formulários e fluxogramas.
A pró-reitora de Ensino, professora Aline Cavalcante Ferreira, fez questão de destacar a importância da aprovação e da consulta pública realizada para o processo de atualização do documento normativo, pois o objetivo do processo era o de promover uma atualização mais próxima possível da realidade dos campi e em conformidade com a política de permanência e êxito estudantil da instituição.
“A atualização da Organização Didática do IFRR representa a parceria da comunidade em geral para consolidação de uma normativa importante para o direcionamento das atividades acadêmicas nos campi”, explicou a pró-reitora.
A normativa é atualizada sempre com a ocorrência de demandas necessárias para o processo e mediante proposta apresentada ao Consup. Diretoras e diretores, e equipes afins dos campi têm até 31 de julho como prazo de transição para a Organização Didática aprovada por meio da Resolução 716/2023 - Consup/IFRR.
ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA - Trata-se de instrumento normativo que disciplina o funcionamento dos cursos regulares no âmbito do IFRR em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB (lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996).