QUALIFICAÇÃO DE SERVIDORES
O Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola (PPGEA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) vem, ao longo de sua existência, tendo um papel fundamental na formação de professores, gestores e técnicos dos Institutos Federais em todo o Brasil.
Para dar início a mais uma etapa da parceria entre a UFRRJ e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR), uma equipe do PPGEA esteve no Campus Boa Vista Centro, nos dias 3, 4 e 5 de maio. Na oportunidade, os integrantes da equipe ministraram um seminário sobre o mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola daquela instituição, a qual está disponibilizando 30 vagas para os servidores do IFRR. Os projetos podem ser apresentados por técnicos e docentes.
O edital está previsto ainda para o primeiro semestre deste ano, e o curso deve começar no segundo semestre.
O assessor especial da Reitoria, professor Emanoel Alves, atuou como interlocutor entre as duas instituições de ensino na celebração do acordo para a oferta dessas 30 vagas de mestrado. Alves, que é egresso do mestrado da UFRRJ, diz que a metodologia utilizada pelo programa é a que melhor se adapta e atende ao programa de expansão da Rede Profissional e Tecnológica. “O método de alternância, utilizado pelo programa, possibilita que o servidor permaneça no seu ambiente de trabalho e, concomitantemente, curse o mestrado. Outro ponto é a abrangência, porque atende técnicos administrativos e docentes, além de os trabalhos serem voltados para o IFRR e poderem ser aplicados na instituição”, explica.
A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Propesq) irá executar todo o trâmite legal para o sucesso da pós-graduação stricto sensu. Segundo a pró-reitora em exercício, Fabiana Sbaraini, a Propesq vem firmando parcerias com vistas à qualificação de todos os servidores do IFRR. “O nosso objetivo é fomentar as parcerias interinstitucionais para propor essas qualificações em mestrados e doutorados para técnicos e professores, e o “PPGEA” propõe essa grande oportunidade a todos”, esclarece.
A professora Rosa Cristina Monteiro é a coordenadora do PPGEA na UFRRJ. Ela e mais os professores João Batista Rodrigues de Abreu, vice-coordenador do programa, e Silvia Maria Melo Gonçalves, coordenadora da área de educação, ministraram o seminário de apresentação do programa e esclareceram as dúvidas dos participantes.
Rosa Cristina disse que a possibilidade de ofertar mestrado para todos os campi do IFRR representa uma responsabilidade ímpar de produzir conhecimento que tenha importância e referência nas bases territoriais. “Quanto mais seguirmos ao encontro da diversidade cultural brasileira, mais chances teremos de obter pesquisa científica e inovações técnicas relevantes. E este grande encontro de educadores constitui a razão de ser do programa do mestrado”, concluiu.
Nenzinho Soares
CCS/Reitoria
6/4/2013