Recreação e consciência ambiental desde a infância é tema de oficina no IFRR
Promover oportunidades de aprendizagem sobre temas diversificados da área de Educação Física como recreação e meio ambiente. Esse é o objetivo da oficina sobre Recreação e Consciência Ambiental desde a Infância, promovida pelo Instituto Federal de Roraima (IFRR).
Nos dias 25 e 26 de abril, em horário comercial, a professora Rosa Maria Alves da Costa, de Belém (PA), vai ministrar a oficina no Campus Boa Vista, localizado no Bairro Pricumã. No dia 27, na Comunidade Indígena Canauanim. No Campus Amajari, ela ocorreu terça-feira, 23, para a equipe da Escola Municipal Iêda da Silva Amorim.
A intenção é assegurar uma formação profissional ampla e de qualidade aos discentes do curso de Educação Física do IFRR, áreas afins, e também à comunidade em geral. Interessados podem ser inscrever na hora. A inscrição é gratuita.
De acordo com Rosa Maria, o objetivo da oficina é trabalhar o lúdico com objetividade e, por meio da brincadeira, melhorar o processo de ensino-aprendizagem e trabalhar a questão do meio ambiente ao utilizar materiais que seriam descartados.
Ela cita o exemplo da garrafa PET, que pode ser utilizada em várias atividades. “Através da brincadeira, podemos melhorar o meio ambiente. Não devemos jogar uma garrafa PET em rios, igarapés e mares. Então, podemos trazer lixo para dentro da escola para fazer um patinete divertido, um bilboquê. Existem várias possibilidades, principalmente com nossa teia de conhecimentos, de trabalhar saberes para as crianças”, explicou.