Reunião discute parceria entre IFRR e estado no sul de Roraima
Ocorreu, na manhã da última quinta-feira, dia 18, uma reunião de alinhamento para tratar de um dos pontos do Protocolo de Cooperação Técnica assinado no início de abril pelo Instituto Federal de Roraima (IFRR) e pela Secretaria Estadual de Articulação Municipal e Política Urbana (Seampu).
Na ocasião, foi discutida a cessão do prédio do Centro de Difusão Tecnológica (CDT) da vila Novo Paraíso para o IFRR. O prédio, um polo de processamento de frutas em desuso, poderá servir como laboratório para as atividades acadêmicas dos alunos do curso Técnico de Agroindústria do Campus Novo Paraíso (CNP).
Para o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Emerson Baú, presente na reunião, a parceria é de grande valia. “A ideia é que possamos convergir forças e gerar benefícios para a sociedade, que é a quem realmente interessa. Com a redução dos recursos e as dificuldades que cada instituição enfrenta, as parcerias racionalizam as ações e cada uma oferece o que melhor pode contribuir”, disse.
O diretor-geral do Campus Novo Paraíso, Eliézer Nunes, explicou os benefícios que a parceria trará para a localidade. Para ele, que é morador da Vila Novo Paraíso há muitos anos, seria a oportunidade de aproveitamento do espaço que há muito tempo não gera resultados para a região. “Cumpre a finalidade de atender o produtor rural na linha de processamento de fruta e atribui valor à matéria-prima, o que resulta em melhoria na renda familiar do produtor local, e ainda podemos pensar na oportunidade de qualificar os produtores”, frisou.
Nunes destacou que a cessão do CDT pode ampliar o número de alunos no CNP, bem como as ofertas de educação para o público do sul do estado. “A possiblidade também abre caminhos para a articulação de ações conjuntas com outras representações e órgãos do estado e contribui com a estrutura de laboratório de alimentos para fortalecer as práticas do curso de Agroindústria”, concluiu.
A reitora do Instituto Federal de Roraima, professora Sandra Mara Botelho, avaliou a cooperação para o cumprimento das políticas de educação, ciência e tecnologia da instituição. “O estabelecimento da parceria com a Seampu é de fundamental importância para proporcionar o desenvolvimento local e regional”, declarou.
Também estiveram presentes na reunião o representante da Secretaria de Articulação Municipal, Chrysologo Rocha, a gerente de Inspeção e Classificação de Produtos de Origem Vegetal da Agência de Defesa Agropecuária Estado de Roraima (Aderr), Cristiane Pedrosa, e o representante da Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan), Régis Monteiro.
Protocolo de Cooperação Técnica – O documento é o instrumento político que permite às duas instituições firmarem futuras parcerias. Poderão ser realizados estudos e pesquisas, conferências, ministração de cursos e programas, capacitação, treinamento e outras atividades.