PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO DO CURSO SUPERIOR LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

por Naiara Sanches de Lima publicado 24/09/2019 19h50, última modificação 25/09/2019 14h43

PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO

O Professor de Educação Básica, com Licenciatura em Educação Física a ser formado por este curso será um profissional com predominância da formação humanística sobre a técnica, com capacidade reflexiva na articulação dos saberes (saber conhecer, saber fazer, saber ser, saber conviver) e domínio das competências profissionais que lhe favoreçam:

  1. O desenvolvimento da consciência crítica, permitindo a valorização e defesa dos princípios fundamentais que regem uma sociedade democrática, o respeito à pluralidade cultural e às individualidades, o combate a todas as formas de discriminação, o espírito de solidariedade e o companheirismo;
  2. O conhecimento e domínio dos objetivos educacionais, finalidades, princípios educacionais - axiológicos e pedagógicos expressos nas Diretrizes e Referenciais Curriculares Nacionais, que norteiam e orientam a organização e funcionamento da Educação Básica em suas diferentes etapas;
  3. O conhecimento e domínio das competências gerais e normas que orientam e regulamentam o exercício profissional na área da Educação Física;
  4. O conhecimento do processo e das etapas de desenvolvimento humano, a evolução da sociedade, o ciclo da vida e o domínio dos conhecimentos sobre os mecanismos e formas de intervenção na realidade em diferentes contextos, respeitando a individualidade biológica e sociocultural de cada um;
  5. O conhecimento sobre as características e formas de intervenção - atendimento e inclusão, dos alunos com necessidades especiais;
  6. O desenvolvimento e incorporação do princípio da aprendizagem contínua (aprender a aprender), o gosto pela investigação científica e a busca de informações / conhecimentos, pela pesquisa e pela extensão;
  7. O desenvolvimento do senso crítico, sabendo contextualizar a realidade e justificar o papel e a importância da disciplina Educação Física no currículo escolar da Educação Básica e os benefícios da atividade física regular para o processo de aprendizagem do aluno;
  8. O domínio técnico e pedagógico sobre o campo de atividades do Profissional de Educação Física no contexto da Educação Básica, que oriente a sua intervenção profissional levando em consideração:
  9. A valorização da cultura geral e regional;
  10. O homem enquanto ser humano em processo de formação e desenvolvimento como centro de sua ação profissional;
  11. A valorização das potencialidades e habilidades naturais e o processo de desenvolvimento integral do ser humano;
  12. O entendimento, a justificativa e a defesa da importância da atividade física / motricidade / movimento humano regular e da prática desportiva e recreativa como instrumentos e meios de melhoria da qualidade de vida e de manutenção da saúde;
  13. A utilização das diversas manifestações culturais, atividade física / motricidade / movimento humano e das práticas desportivas como recursos facilitadores do desenvolvimento humano e meio, conteúdo e instrumentos de implementação do componente curricular Educação Física nas várias etapas de Educação Básica;
  14. O domínio sobre os recursos, estratégias de ensino e procedimentos metodológicos, técnicos e pedagógicos inerentes ao ensino das diversas modalidades desportivas e a utilização desse conhecimento para promoção da iniciação desportiva e do envolvimento do aluno em atividades de organização e execução de competições, segundo os princípios do desporto educacional;

Além destas, o professor de Educação Física deverá também, constituir e demonstrar domínio das seguintes competências, requeridas pelo Parecer CNE/CES n° 0138/2002:

  • Atenção à Saúde: "como profissional da saúde, dentro do âmbito da Educação Física, deve estar apto a desenvolver ações de prevenção, reabilitação, promoção e proteção da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo";
  • Atenção à Educação: "o trabalho dos profissionais de Educação Física no âmbito escolar deve estar norteado nos fins e objetivos estabelecidos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nos projetos pedagógicos de cada Instituição de Ensino e nas Políticas e Planos de cada localidade";
  • Tomada de Decisões: "o trabalho dos profissionais de Educação Física deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, de recursos humanos, de equipamentos, de materiais, de procedimentos e de práticas";
  • Comunicação: "os profissionais de Educação Física devem ser acessíveis e devem tratar com ética a confiabilidade das informações a eles confiadas na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral";
  • Liderança: "no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de Educação Física deverão estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade";
  • Planejamento, Supervisão e Gerenciamento: "os profissionais de Educação Física devem estar aptos a fazer o gerenciamento, administração e orientação dos recursos humanos, das instalações, equipamentos e materiais técnicos, bem como de informação no seu campo de atuação";
  • Educação Continuada: "os profissionais de Educação Física devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na área de formação quanto na sua prática".